Teacher Flávia

Aqui serão postadas algumas aulas da Teacher Flávia




história da Língua Inglesa

Birth and life of the English Language

A História da Língua Inglesa


Ruinas-antigas

A língua inglesa é resultado de uma história muito complexa que se deu num passado muito distante. Estudiosos afirmam que antes da última era do gelo, já havia presença humana nas ilhas britânicas.

Os Celtas
A história da Inglaterra inicia-se com a presença da civilização celta, mais ou menos por volta de 1000 a.C. Após inúmeras migrações e dialetos de línguas indo-européias, formaram-se grupos de línguas distintos, sendo um deles, os celtas, que se originaram de populações que já habitavam a Europa na idade do Bronze. Por cerca de oito séculos, os celtas habitaram regiões que hoje são conhecidas como Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.



Imagem-de-romanos


Os Romanos

Nos anos de 55 e 54 a.C, acontecem as primeiras invasões de Roma, sob o comando de Júlio César. Em 44 d.C, com o imperador Claudius o latim começa a ter forte influência na cultura celta-bretã. Atualmente, tudo o que restou da língua latina são os nomes de alguns lugares, tais como: Chester, Manchester e Winchester, que vieram da palavra “castra”, significando acampamento militar.


Imagem-de-mapa-referindo-aos-Anglo-Saxoes


Os Anglo-Saxões

Após a partida dos romanos, vieram os ferozes germânicos, chamados anglo-saxões, inicialmente destinos à defesa dos celtas. Todavia, agiram de forma oportunista, tornando-se invasores, destruindo vilas e massacrando a população local. São os dialetos germânicos falados pelos anglo-saxões que deram origem ao inglês. A palavra, England, por exemplo, veio da palavra Angle-land (terra dos anglos). Os anglo-saxões, apesar de serem um povo guerreiro, tinham uma cultura própria muito refinada e expressiva. Eles gostavam de jogos de palavras, insinuações e a prática de dizer as coisas sem dizê-las, característica muito presente no uso e na expressão do inglês moderno da Inglaterra. A partir de então, a história da língua inglesa é divida em três períodos: Old English, Middle English e Modern English.


Introdução ao Cristianismo



Em 597 A.D, a Igreja manda missionários liderados por Santo Agostinho para converter os anglo-saxões ao cristianismo. Este processo ocorre de modo pacífico, marcando o início da influência do latim sobre a língua germânica, dando origem ao inglês moderno. Esta influência ocorre de duas formas: introdução de um vocabulário referente à religião e adaptação do vocabulário anglo-saxão para cobrir novas áreas de significado. A reprodução de textos bíblicos representa também o início da literatura inglesa. O cristianismo representou também a rejeição da cultura celta e sua associação à bruxaria. O Haloween que ocorre até hoje na noite de 31 de outubro é um exemplo da cultura celta, segundo o cristianismo. Ao final do século VIII, começam os ataques Vikings a Inglaterra. Originários da Escandinávia, estes povos eram extremamente violentos e seus ataques destruíram várias regiões da Europa. Os Vikings que se estabeleceram na Inglaterra eram provenientes da Dinamarca e falavam dinamarquês. Mais de 200 anos de sua presença em terras britânicas exerceram grande influência sobre o Old English.



Old English (500 – 1100 A.D)

O Old English é também denominado Anglo-Saxon. Se comparado ao inglês moderno, é uma língua quase irreconhecível em sua pronúncia e vocabulário. No plano gramatical, no Old English, os substantivos têm gênero e os verbos são conjugados.



Imagem-de-homem-a-cavalo-levantando-vitorioso-uma-lanca

A conquista da Inglaterra pelos normandos

A batalha de Hastings

A Batalha de Hastings ocorreu no dia 14 de Outubro de 1066, perto de Hastings, na Inglaterra, entre as tropas inglesas do rei Haroldo II Godwinson e o exército invasor de Guilherme II, Duque da Normandia. O resultado foi uma vitória decisiva de Guilherme o Conquistador e a morte de Haroldo II durante a batalha. Este sucesso concretizou a conquista normanda e o fim da dinastia de reis anglo-saxões na Inglaterra. O regime adotado após a conquista de Guilherme caracterizou-se pela centralização, força e, naturalmente, pela língua dos conquistadores: o dialeto francês chamado Norman. Nos 300 anos que se seguiram, a língua utilizada pela aristocracia na Inglaterra era o francês. Falar francês era condição fundamental para os anglo-saxões que buscavam ascensão social através da simpatia e favores da classe dominante.


Middle-English


Middle English

A característica mais marcante deste período foi a forte presença e influência da língua francesa no inglês. Esta “transfusão” de cultura durou três séculos e resultou num aumento razoável do vocabulário, agregando novos vocábulos às palavras já existentes.

Modern English

O Modern English representou um período de padronização e unificação da língua inglesa. Com o surgimento da imprensa, em 1475 e a criação de um sistema postal possibilitou a disseminação do dialeto de Londres, o centro político, social e econômico da Inglaterra. Desde o início da era cristã até o século 19, seis idiomas chegaram a ser falados na Inglaterra: Celta, Latim, Old English, Norman French, Middle English e Modern English. Essa diversidade de influências explica o fato de ser o inglês uma língua menos sistemática e menos regular quando comparado às línguas latinas e até mesmo ao alemão. Poderia nos levar a dizer que o inglês hoje pode ser equiparado a uma imensa colcha de retalhos das mais diversas origens.



Baseado no artigo História da Língua Inglesa, Ricardo Schütz http://www.sk.com.br/sk-enhis.html

Postado por Flavia de Paula



teacherfláviateacherflaviateacherfláviateacherflaviateacherfláviateacherflavia
Como aprender 400 palavras em inglês em 1 minuto

Segundo a dica do jornalista e intérprete da Casa Branca, Mario Giudicelli, que garante que é possível aprender a escrever mais de 400 palavras em inglês em apenas um minuto.

São algumas regrinhas simples que poderão ajudar muito no seu embromation. Claro que elas apresentam uma ou mais exceções, o que demonstra duas coisas: primeiro que tais exceções só servem precisamente para confirmar as regras e, segundo que é bem preferível, errar numa ou noutra ocasião e aprender 400 palavras em inglês num minuto, do que ficar preocupado com a rara exceção… e não aprender nada.



Regra 1

Para todas as palavras em português que terminem em DADE (como a palavra cidade) retire o DADE e coloque em seu lugar TY e assim CIDADE passou a ser CITY. Só nessa brincadeira você já aprendeu centenas de palavras, em apenas vinte segundos de leitura, veja:

CIDADE = CITY HONESTIDADE= HONESTY

VELOCIDADE = VELOCITY SOLIDARIEDADE= SOLIDARITY

SIMPLICIDADE = SIMPLICITY IDENTIDADE= IDENTY

NATURALIDADE = NATURALITY DIFICULDADE=DIFICULTY

CAPACIDADE = CAPACITY AMABILIDAE= AMABILITY



Regra 2

Essa é a regrinha do “embromation”, a preferida da banda Massacration. Para todas as palavras em português que terminem em “ÇÃO” (como a palavra NA-ÇÃO) tire fora o “ÇÃO” e coloque em seu lugar “TION” e assim a palavra NAÇÃO passou a ser NATION. Vejamos agora algumas das centenas de palavras em que é possível usar essa regra:

SIMPLIFICAÇÃO = SIMPLIFICATION CONFIRMAÇÃO=CONFIRMATION

NAÇÃO = NATION SOLUÇÃO= SOLUTION

OBSERVAÇÃO = OBSERVATION CONCILIAÇÃO= CONCILIATION

NATURALIZAÇÃO = NATURALIZATION DIREÇÃO= DIRECTION

SENSAÇÃO = SENSATION RECOMENDAÇÃO= RECOMENDATION



Regra 3

Para os advérbios terminados em “MENTE” (como a palavra NATURALMENTE), tire o “MENTE” e em seu lugar coloque “LLY” (e assim a palavra passou a ser NATURALLY. Quando o radical em português termina em “L”, como na palavra TOTALMENTE, acrescente apenas “LY”). Vejam agora abaixo algumas delas:

NATURALMENTE = NATURALLY

GENETICAMENTE = GENETICALLY

ORALMENTE = ORALLY



Regra 4

Para as palavras terminadas em “ÊNCIA” (como no caso de ESSÊNCIA), tire o “ÊNCIA” e em seu lugar coloque “ENCE”. Eis algumas delas abaixo:

ESSÊNCIA = ESSENCE

REVERÊNCIA = REVERENCE

FREQÜÊNCIA = FREQUENCE

ELOQÜÊNCIA = ELOQUENCE



Regra 5

E quase terminando esse artigo, e ficando ainda com mais água na boca, aprenda a a mais fácil delas. Para as palavras terminadas em “AL” (como na palavra FATAL) não mude nada, escreva exatamente como está em português e ela sai a mesma coisa em inglês. Veja alguns exemplos:

NATURAL = NATURAL PLURAL= PLURAL

TOTAL = TOTAL COLEGIAL= COLEGIAL

FATAL = FATAL EDITORIAL= EDITORIAL

SENSUAL = SENSUAL ANIMAL= ANIMAL





Regra 6
Para as palavras terminadas em “ARIO”, retire o ario e substitua por “ Ary ”:

DICIONARIO= DICIONARY

CALENDARIO= CALENDRY



Regra 7

Para palavras terminadas em “IA”, tira-se o ia e coloca-se o “Y”:

FAMILIA= FAMILY

DIPLOMACIA= DIPLOMACY

BURGUESIA= BURGUESY

LUMINÁRIA= LUMINARY.



14 dicas para turbinar o seu Inglês

Leia abaixo 14 dicas que podem te tornar fluente em Inglês rapidamente.


1. Alugue bons vídeos e DVDs e assista a cada um duas vezes, tentando entender bem a história. Depois, assista uma terceira vez sem ler a legenda.

2. Assine TV a cabo e assista programação na língua estudada o maior tempo possível.

3. Memorize a letra das suas músicas favoritas e passe o dia cantando.

4. Treine o seu aparelho fonador. Programe-se para ler em voz alta, articulando bem as palavras por dez minutos diários.

5. Compre um dicionário bilíngüe e estude a sessão de fonética (sons).

6. Ao ler em outro idioma (e também escutar) ignore todas as palavras desconhecidas e concentre-se naquelas conhecidas.

7. Só recorra ao dicionário se a mesma palavra desconhecida ocorrer três ou mais vezes.

8. Comece hoje mesmo um diário na língua que você deseja aprender. Se não souber uma palavra, invente. O que vale é estruturar o pensamento na língua estudada.

9. Escolha um assunto, cadastre-se num Fórum de inglês e entre em uma ou mais listas de discussão.

10. Copie textos no idioma estudado periodicamente. Isso ajuda a memorizar as estruturas gramaticais e o vocabulário do novo idioma.

11. Use a Internet para ler revistas e jornais em outras línguas, mesmo que a princípio não entenda nada. Grande parte da compreensão vem com a familiaridade com o texto.

12. Torne o novo idioma a ser aprendido parte da sua vida. Escute, fale, leia e escreva o máximo que puder todos os dias.

13. Esforce-se para pensar sempre em outra língua.

14. Aprenda a gostar do novo idioma. Sem isso você nunca será completamente bem-sucedido no seu propósito de ser fluente.

Espero que esse guia rápido de Inglês tenha ajudado.